terça-feira, 3 de maio de 2011

aprendendo com "Rebelde".



Sou uma pirata. Também tenho um tesouro como ambição, porém, o meu tesouro não é formado por joias, bens materiais. O meu tesouro é o saber (Não, não sou nerd. Gosto de saber de tudo um pouco, é difente).
O interessante é que, para mim, o fundamental não são os métodos, os meios que utilizo para absorver tudo o que hoje sei. Eu viso o resultado final e, particularmente, quanto mais estranho for a forma, melhor. Fica mais divertido e inesperado. Aprender estranhamente é o que há!

Hoje mesmo revisei um pensamento através de uma novela. Tá .. foi "Rebelde". (Explicado os meios estranhos?!). Pode soar inacreditável, mas eu consegui absorver pensamentos interessantes com o episódio de hoje.
Sim, eu assisto "Rebelde". Inclusive fui (ainda sou, só que em menor proporção) fã assumida da versão mexicana! Assisti a novela inteira, a reprise e só não assisto a reprise da reprise porque maluquice tem limite!
Mas o fato é que eu adorava. Assim como os meninos se divertem jogando bola, eu me divertia horrores assistindo Rebelde. Simples assim!

Mas voltando pro episódio de hoje ...
Na versão brasileira da telenovela tem um professor de Literatura e, como em toda novela, é o professor dos sonhos! Não só pela estética, mas eu aprendo de fato Literatura com ele. É como se por alguns instantes a novela parasse e subitamente uma tele-aula invadisse a TV.
Hoje ele estava comentando sobre as obras de William Shakespeare e colocou em evidência um traço do escritor em questão.
Ele tinha a "mania" de trocar os papéis dos personagens. Adicionar a eles características que estão guardadas em seu interior, em seu subconsciente, fazendo com que haja um contraste de personalidade. Uma diferença.
A partir daí ele desenvolveu um assunto que eu inclusive já havia parado para pensar: A diferença que une os seres humanos.
E ele frisou uma situação que explica claramente o quanto duas pessoas, duas coisas diferentes podem dar muito certo! Ele deu como exemplo os vira-latas que são simplesmente a "raça" de cachorros que mais dura! Simplismente porque eles são a junção de vários pontos positivos de diversas raças que existem por aí.Eles absorvem para si várias qualidades genéticas dos outros e assim vai sendo.
Duas pessoas diferentes não poderia ser diferente.
Eu sou totalmente a favor de um convivio diversificado, assim não fica sendo sempre mais do mesmo.
Com as diferenças você passa a conhecer novos ângulos, opinar, escutar, aprender das mais diversas formas e, como se não bastasse, você pode somar cada vez mais, mais coisas para si. É um aprendizado constante.
Viva Rebelde e viva as diferenças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário