quarta-feira, 29 de abril de 2015

"os herdeiros do mangue"





estão comendo o mundo pelas beiradas
roendo tudo, quase não sobra nada
respirei fundo, achando que ainda começava
um grito no escuro, um encontro sem hora marcada

ontem eu tive esse sonho
nele encontrava com você
não sei se sonhava o meu sonho
ou se o sonho que eu sonhava era seu

um sonho dentro de um sonho
eu ainda nem sei se acordei
desse sonho, quero imagem e som
pra saber o que foi que aconteceu

hoje de manhã eu acordei
sem imagem e sem som ..

Um sonho - Nação Zumbi



à flor de laranjeira




descendo a rua da ladeira
só quem viu que pode contar
cheirando à flor de laranjeira
sá marina vem pra dançar

de saia branca costumeira
gira o sol que parou pra olhar
com seu jeitinho tão faceira
fez o povo inteiro cantar

roda pela vira afora
e poe pra fora esta alegria
dança que amanhece o dia pra se cantar
gira que essa gente aflita
se agita e segue no seu passo
mostra toda essa 
poesia do olhar

deixando os versos na partida
e só cantigas pra se cantar
naquela tarde de domingo
fez o povo inteiro chorar ..

Sá Marina



sexta-feira, 24 de abril de 2015

la situacion




eu sou uma pessoa bem tranquila e tals.
tenho uma saúde relativamente suave 
biopsicossocial daora
tudo nos conformes.

mas é do meu bio que eu quero falar. é ele quem faz tudo ficar relativo nessa situacion.

há alguns meses atrás eu tive o diagnostico de ceratocone. 
uma doença no zói que é genética e, como se num bastasse, é progressiva também.
o que rola é que a córnea dos meus olhos (sim, o direito e o esquerdo) vem ganhando o formato de um cone, o que compromete seriamente a acuidade visual.

a treta é: eu descobri num estágio já bem avançado. o meu olho esquerdo, coitado .. é desprezível. 

se eu te vejo hoje é graças ao meu olho direito. 

e é isso o que me preocupa.

primeiro: porque o meu oi direito também tem ceratocone, só que com uma progressão muito baixa quando comparada à do meu olho esquerdo. Ok. Fico com 1,5 de miopia aqui, taco óclis na cara e faço o acompanhamento.

segundo: porque à curto prazo tá dando pra levar .. mas e à longo? 
e quando eu já tiver bem velhinha e minhas células começarem a pedir arrego? 
que olho vai aguentar?

não enxergar deve ser desesperador!

os olhos, pra mim, são especialmente sagrados. A gente  pode comer o mundo com os zoi, respirar o universo com o zoi, e também escutar a vida com o dito cujo.
eles me dão cores, vibram as alegrias de muitos cenários
me mostram encantos e desencantos
eu amo os meus olhos!

mas num é tão ~complexo~ assim também.

eu só fico chateada quando rotaciono minha cabeça pro lado esquerdo e vejo tudo sem forma
e tapar o oio direito também é mó bad trip
num vejo nada
num leio nada
num entendo nada

bom, embora ainda seja uma doença sem cura, há a possibilidade de transplante de córnea.
mas tô de boa, hehe

bom, era isso!!

gostaria de registrar porque isso também sou eu.
eu te oio inteiro
mas na real sempre vô tá te oiando pela metade
e num é porque eu quero
foi meu dna que deu zica.

hehe

beijim!!

zuba


terça-feira, 21 de abril de 2015

bonito!!



"Eu não quero o teu corpo
Eu não quero a tua alma,
Eu deixarei intacto o teu ser, a tua pessoa inviolável
Eu quero apenas uma parte neste prazer
A parte que não te pertence"

Joaquim Cardoso


revisitando



você acaba comigo
me enche de sentimentos que num consigo guardar .. repenso, relembro e me dá uma curiosidade .. onde é que oce tá agora?? céu? terra? concluo que tudo é lugar pra se morar ..

a vida abusa da gente
mas você acaba comigo
e eu acho que isso num vai ter fim.


boa noite

pesquisa que assusta


http://www.contraosagrotoxicos.org/index.php/noticias/41-agrotoxicos/502-cientista-do-mit-o-glifosato-causara-autismo-em-50-das-criancas-ate-2025


"Cientista do MIT: O Glifosato causará autismo em 50% das crianças até 2025"




segunda-feira, 20 de abril de 2015

as bolachas estão mais caras



esse dia foi um saco!!

a aula acabou mais cedo e eu fiquei com preguiça de voltar pra casa, pois eu teria uma reunião mais tarde no mesmo lugar.

antes eu tivesse voltado
fiquei caçando o que fazer .. quando na real eu tinha muito o que correr atrás, só que toda a base tinha ficado adivinha onde?? isso mesmo, na minha casa!!

daí o que rolou: cochilei, acordei, cochilei, joguei tetris, desenhei, fui ao banheiro, sentei no banco da praça, cacei comida, vi que a trakinas tava TRÊS REAIS: me recuso!!!

mano .. o $$$ da trakinas subiu absurdos!! tá uns 2 e tanto nos mercadões. to tendo que sobreviver com gulosos .. até o plugados tá mais caro. 

o lado bom é que eu sou pão dura .. então as chances deu parar de comprar bolacha são bem altas

afinal de contas,
tá tudo caro!!

feriado


(eu no finalzim do ano passado)

quanto feriado .. e quanta coisa pra fazer!
trabalhos, textos, provas, reuniões, planejamentos, mil e novecentos compromissos estão por vir

e eu tô bem feliz!

talvez eu esteja um pouco bagunçada, mas eu curto demais todo esse movimento.

ah, de sabados eu estou tendo aulas de construção de alfaia. estou construindo em conjunto com uma tchurma um bombo .. é bem legal. sempre que eu chego em casa, passo o que aprendi pro meu caderno de ART - Lúdico.

no ultimo sabado ao fim de uma oficina aberta de maracatu, vi uma mulher e um cara que estava com cadeira de rodas. pra sair da escola, eles tinham de subir mó escadaria .. pra lá de 15 degraus.
perdi a vergonha, perguntei se precisavam de ajuda, mexi os pauzim e arrumamos a chave que abria um caminho mais acessivel para eles (que ainda não era o suficiente, pois não dava independencia nenhuma pro cara). 

"nossa, mas como eu sou boazinha"

SÔ NÃO
desentorta a ideia, manolo

a gente não faz essas coisas pra pagar de garotinha du bem
a gente faz porque vez ou outra tem gente (tipo eu, tipo voce, tipo ele, tipo nós) que precisa duma mãozinha pra chegar onde se quer. e o que a gente faz? a gente divide, a gente entra em contato, a gente vivencia, experimenta, a gente se junta, aprende e ensina.

tô contando isso porque eu quebrei uma barreira de vergonha que é muito importante pra mim .. isso ficou marcado! num é todo dia que esses trem acontecem .. e quando rola é bem especial!!
 a gente se transfere duma forma que dá alegria!


enfim
tô numa fase bem divertida
mas dá pra miorar ;-)) sempre dá

beijim

zuba



não vá se perder poraí



video

domingo, 12 de abril de 2015

ah, e deu tudo certo



registro da minha primeira viagem de avião.
foi bem emocionante!!
quando o avião começou a decolar eu quase tive um trem, mas deu tudo certo no final
acho que agora eu guento o tranco de outras viagens, mas com algumas restrições, é claro!!

achei muito legal essa coisa de atravessar estados em questao de poucas horas, quiça minutos!!
isso é muito chique ..
e ver as nuvens por cima é muito louco também, elas se encontram suspensas em meio ao azul, é uma outra visão do mundo. isso é demais!!



sexta-feira, 10 de abril de 2015

quinta-feira, 2 de abril de 2015

registro


amanhã vou fazer minha primeira viagem de avião .. tô cagando de medo!!!

volto em breve =-))

zuba