quarta-feira, 31 de agosto de 2011

contente decisão



Desde o primeiro dia de aula na minha "nova" escola, não senti na pele o gostinho de arrependimento que, sem dúvidas, estava sujeito a aparecer.
Na realidade não faltam motivos capazes de fazer com que uma pessoa num estado normal de saúde mental e preocupada com o futuro profissional procure o caminho de volta pra casa. O ensino em geral é péssimo e a comodidade passa longe de lá, mas a experiência .. a experiência é enriquecedora.
Hoje mesmo aquela professora de Biologia que tanto me agradou (a que tem moral) me mostrou que, de fato, ela é professora, que ela é um Ser Humano que está à procura de um mundo melhor, principalmente para os estudantes (tipo a que vos fala).
Ela é cheia, lotada, recheada de projetos bacanas. Ela fala muito bonito, fala a minha língua e tudo o que me resta é concordar com a cabecinha.
Com a minha decisão de mudar de escola eu estava ciente de que eu deixaria para trás algumas coisas, mas, que ao mesmo tempo, adicionaria à minha vida pessoal momentos incríveis e necessários para meu futuro como integrante real do Mundo.
Algo interessante que ela fez com a gente hoje foi uma dinâmica onde o 'mico' seria simular um suicídio. O ato em questão foi uma maneira de nos mostrar e alertar que é exatamente isso o que fazemos todos os dias ao entrarmos na escola, tanto em condição de aluno quanto de professor. Para se manter vivo é preciso questionar, é preciso saber o que está sendo feito e o por que de tudo isso. É preciso arriscar para descobrir.
Eu, acima de qualquer coisa, preciso viver. A vida pra mim não é a formação acadêmica, um salário garantido a cada fim de mês, não. A vida vai além disso. É a experiência, é o contato, é a sede por mudanças, o desafio, a conquista diária, é o sentir na pele toda e qualquer novidade que a vida por oferece, seja interna ou externa. A vida é simples, o que a torna dificil é toda essa situação chata que gira em torno do que temos de ser quando crescer para que tenhamos uma velhice legal. Dá pra viver bem sem precisar de grandes coisas, dá pra viver bem tendo contato com o que há de mais humilde.
Dá pra viver do jeitinho que eu sempre quis ...

Um comentário: