segunda-feira, 30 de novembro de 2015

+ texto .. estudar estudar estudar



*TEXTO: AS FONTES DA ARTE MODERNA (argan)

*arte moderna nao é igual arte contemporanea
*há um periodo no século XX em que se pensou que arte para ser arte tinha de ser moderna, ou seja, refletir as caracteristicas e as exigencias de uma cultura conscientemente preocupada com o  pp. progresso/quebrar tradições.
*SÉCULO XX: arte modernista!
*ponto de ruptura na tradição artistica rola no impressionismo

*Impressionismo = começa qndo se percebe que o impressionismo mudou radicalmente as premissas, as condições e as finalidades do trabalho artistico

*+ impressionismo: orientava-se por uma tendencia classica ou romantica.
no impressionismo, o artista tinha o objetivo de traduzir na obra de arte a sensação visual imeditada. Impressionismo afirmara o valor da sensação como fato absoluto e autonomo: o artista realiza na sensação uma condição de plena autenticidade do ser.

*+ IMPRESSIONISMO: pesquisas em torno da emocionalidade visual (monet e pissaro faziam mt isso). but aspectos mais faceis e exteriores da visão impressionista (pintura cala, cor brilhante, fatura rapida, atenção dispensável ao que rola no diadia) ficava por parte doutros artistas mais tradicionais.

*NEOIMPRESSIONISMO: de Seurat e Signac nasce da vontade de dar à visão luminosa e colorística do impressionismo uma formulação rigorosa. desenvolvimento logico da objetividade impressionista. Tem um viés científico e por isso tem uma difusao europeia, constituindo PONTO DE PARTIDA DE TODAS AS CORRENTES VOLTADAS PARA A ANALÍTICA DA VISÃO, COMO CUBISMO E FUTURISMO. NEO-IMPRESSIONISMO tem um rigor cientifico, mas a ciencia n é a toda sua cultura. É preciso superar o caos sensorial e chegar à clareza absoluta da forma, mas sem perder a experiencia sensorial, que constitui o conteudo da consciencia e sem a qual ela nao pode existir, desde que a consciencia nao é mais que o proprio conteudo.

*a visão é algo que se faz mediante a pintura e consequentemente as fases do procedimento pictorico nao devem ter mais nada de inspirado ou de misterioso e sim ser visiveis e demonstraveis como as fases de uma experiencia cientifica.

* a realidade do homem n se resume à imediatez e à vivacidade das sensações, ja que sensações têm influencia de experiencia passada.

*artistas impressionistam passam a perceber que a sensação n é somente um fato visual, e que, envolvendo toda a existencia, alcança as camadas profundas do sentimento.

*O QUE É UMA ARTE MODERNA?
é a que busca estabelecer qual poderia ser a figura e eventualmente a estrutura de um mundo dado exclusivamente como sensação e fenomeno; definir o sentido e eventualmente a finalidade de uma existencia humana entendida exclusivamente como sucessão, interferencia e contexto de sensações.
É MODERNA PQ RENUNCIA QUALQUER PRINCIPIO DE AUTORIDADE (norma estética, tradição de valores, etc. nao passará).

*ARTE MODERNA -> prescinde de toda e qualquer tradição nacional e se coloca nao mais como arte ou beleza universais, mas sim como a arte de uma sociedade historica que busca superar as tradicionais fronteiras das nacionalidades e ser internacional ou europeia.

*a sociedade se forma e se educa tbm, embora nao exclusivamente, por meio da arte. assim, o artista tbm faz parte dessa sociedade

*+ ARTE MODERNA CARACTERISTICAS: formação contínua de grupos e tendencias, cada um dos quais enuncia e desenvolve um programa e tende a impor sua propria estetica (sua pp. poetica).

*some a finalidade de representar os valores religiosos, morais. a arte só pode ser uma modalidade da vida e, como tal, interferir em todos os aspectos da vida contemporanea. A ARTE TORNA-SE UM FATO PLENAMENTE SOCIAL, VINCULANDO-SE AOS MOVIMENTOS POLÍTICOS MAIS PROGRESSISTAS.

*NAO HÁ A POSSIBILIDADE de uma corrente artistica moderna que nao leve em conta, mesmo que polemicamente, a nova concepção do mundo e do homem, e sobretudo do homem no mundo, que os IMPRESSIONISTAS propuseram e, desde então, se procura aprofundar, explicar e levar às ultimas consequencias.

*a forma nasce de um processo de analise; a imagem, de um processo de sintese (descoberta de gauguin - figura central do simbolismo pictorico)

*gauguin = deseja saber o que significa a sensação, o que ela traz de volta do passado, qual seu envolvimento com o presente que leva a formar tal imagem na mente, etc. Para ele, o quadro nao é mais o anteparo em que se projeta uma figura do mundo, mas sim uma imagem autonoma, dotada de existencia e poder magicos. A SENSAÇÃO PERMANECE

*van gogh = aquele que derruba todas as pontes e coloca a arte como puro ato de existencia, assumindo a visão do real como expressão de uma condição interior, vinculando-se à mais profunda e autentica raiz romantica. Van Gogh busca Deus, mas sabe que nao poderá jamais encontra-lo e que a natureza será o caminho da queda e não da salvação. PORTANTO TEM SERIAS DIVERGENCIAS COM A VISAO DOS IMPRESSIONISTAS, ja que a violencia sensorial de gogh é bem negativa e revela somente a impotencia e o desespero do homem frente ao real. NAO ENTENDI, CANCELA.

*SECULO XX: fauvismo e expressionismo têm em comum a premissa historica do impressionismo, mas refletem o contraste de fundo entre cultura francesa e cultura alemã, entre um eterno classicismo e um eterno romantismo.

*O VALOR DAS SENSAÇÕES: junta fauvistas aos expressionistas. é ainda a sensação que define a condição existencial, o ser no mundo do homem moderno. Mas a sensação nos FAUVES é uma especie de exaltação pânica/apropriação total d realidade, nos EXPRESSIONISTAS é a irrupção de profundos e convulsivos complexos: aquela visão deformada, aquela sensação exasperada e furiosa, aquele juizo severo sobre as coisas do mundo sao o produto de antigos terrores e obscuras repressões.

*PROPOSTA DE MAURICE DENIS:
DEFORMAÇÃO DOS FAUVES -> objetiva
DEFORMAÇÃO DOS EXPRESSIONISTAS -> subjetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário