sexta-feira, 10 de maio de 2013

boa noite!



Os vírus são uma incógnita. São seres vivos para uns e não são para outros. É que eles não têm células, são acelulares ... no entanto, sofrem mutações e são capazes de propagar seus DNA's, mesmo que para isso tenham de parasitar outros corpos. Portanto, os vírus são endoparasitas obrigatórios. Ainda falando neles, essas incógnitas biológicas possuem uma estrutura muito estranha, pois possuem apenas uma capsídeo (capsula lipoproteica) que envolve seu respectivo DNA. 

Já as bactérias são seres procariontes. Podem ser heterótrofas ou autótrofas. Fazem rep. sex a assex, sendo que, na primeira, não há geração de descendentes, apenas na segunda. Bastante curioso, pois não é assim que manda o figurino geral. As bactérias podem fazer resp. aeróbia, anaeróbia (fermentação) ou as duas (facultativo). Quando colocamos sal na carne, "tiramos" a água e consequentemente o oxigenio .. daí as bactérias se propagam com maior dificuldade. Ao colocarmos alimentos no congelador, damos um passa fora nas bactérias, pois o ambiente não possibilita suas reações quimicas (o trabalho do metabolismo). E o que que é alguém/algo sem metabolismo? 
Falar em bactérias e não mencionar antibióticos num dá né? O que rola é que quando estendemos a ingestão de determinados medicamentos, selecionamos bactérias que já são resistentes. É errado dizer que nós criamos monstros, que nós somos responsáveis diretamente pelas mutações das bactérias, essas mutações ocorrem ao acaso!
Vale lembrar que dentro de nós moram uma série de bactérias que funcionam como uma espécie de fio-dental que limpam todo o restinho de alimento que fica escondido nas microvilosidades do nosso intestino. São as bactérias "du bem". Elas contribuem com a nossa "limpeza interna", digamos. As bactérias "du mal", por sua vez, estão espalhadas nos bancos do busão, no apoio do metrô, na mesa do escritório (...) estão aguardando o nosso ato falho ao esfregarmos os olhos com as mãos sujas, roermos nossas unhas e etc. Fazendo isso, elas vão parar lá no nosso intestino e começam a disputar todo aquele alimento com as bactérias "du bem". Rola alguns sintomas e daí vem o antibiótico para dar um jeito nessa treta. Se usamos além do recomendável, além de eliminarmos as bactérias que entraram por ultimo, ainda mandamos fora as bactérias que são bacanas com a gente. Daí num dá, né?

Já nós, seres humanos, somos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos, fazemos respiração celular e tantas outras coisas. Assim como as bactérias, temos ribossomos que fazem a sintese proteica, temos também mitocôndrias que auxiliam na produção de ATP, na respiração das células, e todo lo más!
Considerando a nossa célula, temos uma membrana plasmatica (formada por 2 camadas de fosfolipídeos e proteínas) que seleciona tudo o que entra na nossa querida célula. A M.P se regenera. Falando em trocas com o meio externo, existem 2 formas de assim faze-la, uma que não gasta ATP/energia e que é a favor do equilibrio, gradiente de concentração, e outra que gasta ATP e que é contra o equilibrio!
Difusão simples e Osmose são dois exemplos que não há gasto de energia. Na difusão simples = meio mais concentrado pro menos concentrado. Na osmose (fala em osmose = água) temos de obedecer ao ciclo da água .. substâncias saem do meio menos concentrado e vão para o mais concentrado.
Já a bomba sódio potássio gasta ATP e é contra o gradiente de concentração.

Endocitose = Pinocitose, fagocitose. Pinocitose (evaginação de particulas macroscopicas), pinocitose auxilia na defesa e na alimentação da célula. Fagocitose (invaginaçao de particulas microscopicas).

Glicocalice/Glicocalix = externo à membra plasmática, para mim, será resumido em 3 palavras: identidade, lubrificação e proteção. 

Respiração Celular = 3 fases: Glicólise (sem oxigenio, 2 piruviratos, rola no citoplasma), Ciclo de Krebs (na matriz mitocondrial, com oxigenio) e Cadeia respiratória (na crista mitocondrial), rola a junção de todos os ATP'S produzidos nas etapas anteriores mais os capturados pelos NAD'S e FAD'S. 

Boa Noite.








Nenhum comentário:

Postar um comentário