sábado, 14 de março de 2015

no pique das memorias


(escola da zona rural)


hoje tô nostalgica!

fiquei o dia todo pensando em coisas muito legais que vivi e me apeguei numa lembrança .. 
ano passado, depois de uma manhã muito intensa de atividades com crianças de uma escola da zona rural de uma cidade do interior, lá estava eu voltando no busão que entregava as crianças pras suas roças. 
me identifiquei na hora!! lembro que tomei aquele momento como meu .. eu também já voltei pra casa num busão desses .. e até piores!! (e agora tô rindo só de pescar os episódios).

bom, mas não durou muito tempo essa introspecção. 
não durou porque eu estava sentada ao lado de um menininho muito interessante .. ele tava lá com seu livro de escola adiantando uma lição de casa.

oiava pra mim, oiava pro livro, mim, livro, mim, livro, mim, livro .. 
- "quer ajuda?" ~ perguntei
ele fez que sim, e deu uma risadinha .. é claro que eu naguentei e acabei rindo também!

a ideia era a lição, mas acabou que a gente iniciou um outro papo .. lembro que ele era um tiquim confuso, mas tava dando pra estabelecer um contato.

- "eu tenho medo de gotinha de água" ~ ele disse.

evidentemente fiquei perdida com aquela afirmação .. mas por qual grande motivo alguém teria medo de gota d'água?? 

- "mas logo de gota d´água? por quê?"

e ele me supreendeu com a seguinte resposta: 

- "é que às vezes a água tá tão quente que parece que é fogo"


e aí eu pude entender tudo ..
as crianças são uma das coisas mais lindas que existem no mundo. são belas porque têm as respostas
para perguntas essenciais .. as que dão dor de cabeça, elas ainda num conhecem.

elas têm o dom de produzir beleza
e o mió de tudo é que elas nem sabem disso

as crianças não sabem que sabem
e é por isso que elas são espontaneas
é por isso que elas criam
é por isso que elas me fazem tão bem.

eu num sei se algum dia eu vou conseguir voltar a ser criança, mas fico alegre em saber que, caso eu num consiga, ainda vão existir mais delas por aí ..


muito obrigada por esse dia, meninim
oce nunca mais saiu da minha cabeça!
poesia pura ..

Zuba



Nenhum comentário:

Postar um comentário