quarta-feira, 20 de abril de 2011
feriadão de páscoa.
Você só percebe que de fato é Natal quando começam a aparecer os piscas-piscas, as árvores, as propagandas, as telesenas, a decoração do shopping, os homens disputando vagas de papai-noel, etc, etc, etc. O mesmo acontece quando é Páscoa. A diferença está que ao invés de presenciarmos esses sintomas, nós nos deparamos com lindas pinturas nas faces das criancinhas, orelhinhas muito fofinhas feitas de cartolina e muita, muita gente com ovos de pascoa embrulhados para presente. O que eu vi de executivo com ovo na mão hoje ... Deu até enjoo de tanto chocolate! < Claro que isso é mentira.
Assim como o Natal, as pessoas se esquecem também do por quê da Páscoa. A grande maioria pensa na simbologia: Natal = Presentes. Páscoa = Chocolate. Mas não é bem assim.
Por mais leiga que eu seja nesse assunto, o que eu sei já basta. O que sei é que ambas as datas estão relacionadas diretamente à Religião.
Sei que o Natal é pra comemorar o nascimento de Jesus e a Páscoa é a ressurreição de Cristo. Eu respeito bastante essas datas e como a "católica" que sou, reconheço suas devidas importâncias. Mas não quero me afundar totalmente nesse assunto. Tô afim de pensar raso hoje e é isso o que vou fazer.
Vai .. pensando raso: as consequências da Páscoa -fora engordar- são: dias de descanso, sem provas, sem professores, sem aula e e e ... e eu tô maravilhada com essa situação!
Independente do que eu faça, independente da minha idade, do meu grau de responsabilidade ... descansar, ficar fazendo nada é a melhor coisa que tem! E ai de quem discordar, eim?!
Hoje na escola abordamos um assunto que está (in)diretamente ligado ao cansaço. Segundo algumas contas que fizemos chegamos a um ponto. Chegamos a uma quase-conclusão que já dá uma dimensão bem razoavel do sufoco que esse ano está sendo: Temos 200 dias de aula num ano letivo e descobrimos que faremos mais de 200 provas neste ano. Ou seja: mais de uma prova por dia. Parece ser algo de boa né? mas não é!
Antes fosse fazer todo dia uma provinha que não altera nas notas finais ... antes fosse! Mas o sistema tá todo errado, não é assim que se aprende.
Vai chegar antes da metade do ano e tá todo mundo cansadão, inclusive os professores. Ninguém aprende com o corpo, a mente cansada, mesmo com toda a sede de conhecimento do Mundo! Todos precisam de um repouso.
Tá certo que estudar é preciso, mas existem as melhores formas de aprender e eu julgo essa a pior .. não é enfiando provas (até 4 por dia) que a gente vai absorver melhor todas as matérias. A gente, antes de tudo, tem que sentir vontade de aprender, tem que se sentir à vontade na escola .. caso contrário: sem resultados. E olha, isso vale para várias situações da vida! não é só na escola que essa regra tá valendo não.
Agora é sentar com as autoridades e conversar, tenho certeza de que não sou a única a pensar dessa forma.
Na semana passada as provas começaram na Segunda-Feira. Segunda: Provão com 5 matérias. Terça: provão com 5 matérias. Quarta: 3 provas. Quinta: 3 provas. Sexta: 4 provas. Sábado: 10 provas de todo o conteúdo desde o inicio do ano (...) e assim vem sendo todos os dias.
Meu, quer dar prova? dá! mas a nota não será justa no final dos trimestres.
E tenho dito!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário