sexta-feira, 29 de abril de 2011

mudar o mundo



Longe de mim querer ser clichê ... mas eu acho que ninguém vem atoa pro Mundo não, pelo menos não pra este. Todo mundo tem lá seu dom, algo abstrato e bonito dentro de si.

Penso que quando a pessoa descobre que tem o poder de fazer outras pessoas bem (e de forma sincera, sempre!), ela passa a acreditar que pode mudar o Mundo inteirinho.
Passa a confiar que tem poder o suficiente para tirar todas as mágoas que interferem nas vidas alheias. Acredita que no lugar da tristeza, consegue aplicar uma boa dose de felicidade e banir da mente qualquer pensamento maldoso e desumano.
Agora só não me pergunte como! Não consigo responder, mas não por desacreditar. Não consigo responder porque a explicação vai além das palavras. É sentimento, é olhar, coração ... é pureza, é poder.
Ter essa esperança acaba por revelar muito sobre a personalidade do individuo. É algo pessoal e que envolve todos a seu redor.
Eu tenho essa esperança ... eu vejo em mim uma grande capacidade de transformar este Mundo inteiro num lugar feliz, harmonioso, habitavel. Eu tenho poder pra isso e o meu poder não é baseado em bens materiais ou status.
O poder que eu tenho vem de dentro e, conquistar um "Mundo perfeito", não é encarado como uma obrigação.
Se eu acredito que posso fazer milhões, bilhões de pessoas felizes é porque eu nasci com esse desejo dentro de mim e é porque me faz bem ajudar. É natural, assim como muitas coisas deveriam ser por aqui.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

quem me contou foi o pescador.



Fiquei sabendo que os véio precisado
são bunito, bem dotado e que se melhorar estraga!
Pior que é ...
Que dão em cima de casada, de solteira
de égua,de carniceira
e nem precisa de viagra!

EPA!!
E é verdade
É sim sinhô
Quem me contou foi o pescador.
E é verdade
É sim sinhô
Quem me contou uo uo uo uo, foi o pescador!

xique nu úrtimo!

Diz que as mocinha dessa terra hospitaleira
são muito trabalhadeiras
são prendada de verdade
Pior que é

Que guardam tudo pra dipois do casamento
Dão di tudo em pensamentos
mas não perdem a virgindade

E é verdade
É sim sinhô
quem me contou foi o pescador!

Fiquei sabendo que essa rapaziada
Tá bunita, tá sarada
Qué pra não passar vergonha
Pior que é ...

Mas que dipois da meia noite, madrugada
vira tudo namorada,
geme muito e morde a fronha

E é verdade!
É sim sinhô
quem me contou foi o pescador!

O nosso povo vive cheio de esperança
nunca perde a confiança
Tá nadando no dinheiro

Diz que é verdade
Dismintir não adianta
As muié são tudo santa
E os homi não são putanheiro.

E é verdade
É sim sinhô
Quem me contou foi o pescador!

terça-feira, 26 de abril de 2011

na fazenda é bom ...



Venho sentindo um desejo um tanto quanto curioso nestes ultimos dias.
Me veio a ideia de voltar a viver na fazenda. Isso é estranho porque desde que eu venho me adaptando à São Paulo, a última coisa que eu jurava não querer era fazer isso. Sentia quase horror, como se fosse coisa de outro Mundo ... e é coisa de outro Mundo! Na fazenda você vivencia momentos e sentimentos que nenhuma cidade -seja grande, ou pequena- é capaz de te proporcionar.
É a natureza, a quantidade de animais que são criados soltos, o isolamento, a calmaria, o fogão à lenha, o dormir às 20:00 horas, não ter mais medo de aranhas, cobras, morcegos, baratas, buscar o leite, dormir na rede (...) e inumeras outras situações que estão diretamente ligadas à vida no campo e que me fazem querer desesperadamente sentir na pele novamente essa rotina.
Confesso que sinto uma grande saudade daquele tempo. Hoje sou feliz, mas quando eu vivia lá minha felicidade tinha uma outra cara, tinha outros motivos e todos, sem exceção, eram motivos simples, isentos de tecnologia ou vaidade qualquer.
Tinha toda a beleza do mundo lá, toda a natureza ao meu redor. Cada pedrinha que eu pegava na mão fazia parte de uma longa e demorada história ... a paciência do tempo, de cada árvore enquanto crescia, a paciência de todo esse ambiente natural veio pousar em mim e essa é uma característica que eu mantenho até hoje, mesmo vivendo aqui nesse tamanho de cidade, com esse tantão de gente que dorme com o relógio no pulso!
Eu não sei se existe a possibilidade deu retornar a viver na roça ... possibilidade sempre existe e hoje, além dela, ainda tenho a saudade, o desejo. Sei que isso conta muito!
Mas não dá pra ser assim ... por enquanto eu tenho é que manter guardada todas essas lembranças e agradecer por ter tido essa oportunidade de viver num lugar tão lindo! No entanto, meus objetivos são outros e é improvável que eu vá conseguir alcança-los vivendo isolada no meio do mato. Sem contar que esse desejo logo passa ... é coisa de momento. Mas que eu fui feliz lá, não me resta dúvidas!

domingo, 24 de abril de 2011

calibrando minha personalidade.



Acho que já estou preparada para voltar a escrever.
Essa pausa se deu devido a uma crise existencial que bateu de frente comigo e que me pôs quase louca, mas agora sinto-me recuperada.

Sou Luiza, atualmente tenho quinze anos de idade e sempre me considerei uma boa pessoa. Vivi longos e belos tempos em Minas Gerais, mas agora estou aqui em São Paulo. Eu gosto daqui, mas sinto falta de calma, de familia, de ter muitos animais ...
Teve uns tempos em que eu me achava diferente, mas agora me vejo como uma pessoa comum. O que me difere dos outros é o que faz ser especial, mas são poucas as coisas que provocam essa reação. Não tenho muito de diferente quando comparada a você, você e você. No fundo sou só uma menina que pensa um pouco mais do que outras pessoas da minha idade.
O pensar constante é que me trouxe tantos problemas, mas não posso deixar de lado as soluções. Analisar profundamente cada gesto, cada palavra, cada sentimento, cada comportamento pode te confundir, assim como também te guiar para caminhos incriveis.
Não tenho grandes confusões na minha vida. Entra ano, sai ano e continuo sendo uma aluna, filha, companheira, irmã, afilhada, sobrinha, prima, menina exemplar. Cansa ser tão "boazinha", mas eu não sou esse anjo que aparento ser. É como quando eu digo que existe vida fora da escola. Eu sou uma pessoa que tem várias vidas e se comporta de maneira diferente em cada uma. Em algumas sou o capeta, em outras sou cega, surda e muda. Mas independente da vida em que me encontro, tenho um bom coração e sigo principios e isso pode determinar bastante no carater de alguém.
Não acho certo deixar de criticar algo ou alguém. Tá certo que na maioria das vezes as pessoas só são o que são porque sofrem influencias, mas a influencia não é a unica culpada pela formação "errada" de uma pessoa. Ela, antes de tudo, é uma pessoa influenciavel e me desculpem, mas ser influenciavel é um defeito daqueles!
Não quero dizer com isso que sou uma chatonilda, daquelas que criticam a tudo e a todos. Eu mais vejo coisas boas do que ruins, porém, quando vejo coisa que não me agrada eu entro num debate muito louco! a diferença é que eu não espalho, o debate rola é comigo. Não saio por aí falando mal de fulano ou de ciclano, mas dentro de mim trago minhas opiniões e só as solto quando for necessário.
Tem dias que eu tenho desejo de ser irresponsável ... loquiar por aí, fazer o que minha natureza pede, mas antes de decidir seguir em frente sempre penso antes nos meus pais. Eu tenho um respeito sagrado por eles e tenho certeza de que eles, por mais que desejem minha felicidade, não partilham da vontade de me ver grávida ou saindo pelada correndo no meio da rua às 17:00 horas da tarde. Isso é o que breca.
Mas eu tenho uma quase-certeza do que quero e do que trago dentro de mim e, se hoje eu não posso fazer isso ou aquilo, amanhã eu faço ... Paciência eu tenho, isso eu garanto!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

noticiando



É fase de mudanças!
Em breve volto ...

a paz.



Hoje é um dia importante.
Fui à Igreja e fiquei lá das 13:30 até as 16:00 rezando o terço e depois participei da Missa. A missa é aquela que todos os Santos e Jesus estão cobertos em sinal de luto e ao decorrer da celebração Jesus na cruz começa a ser descoberto .. depois todos o beijam .. é muito bonito o momento. Achei muito marcante a presença da cultura na hora em que a celebração começa. O Padre e todos os seus outros companheiros se deitam totalmente em frente ao altar! É lindo! E o mais interessante é que não é algo que agradou apenas às minhas vistas, eu senti a verdade do momento e não há o que importe mais do que isso.
Durante a realização do terço, um homem nos instruia a pensar em pessoas que precisam do nosso perdão, a nos fazer repensar nossos pecados, nossos erros. Lembrar das horas em que desejamos o mal a alguém e tantas outras coisas que fazemos e que são, de uma forma ou de outra, dignas de arrependimento.
Um momento legal foi quando ele dizia para nós pedirmos com todo nosso coração para que Jesus nos apresentasse nossos dons. Eu em particular acredito que todos nós nesse Mundo, sem exceção, temos um objetivo. Creio que ninguém vem pra Terra em vão .. todos trazem consigo um dom, um dom capaz de mudar de forma significativa a vida de outras pessoas.
O meu grande presente foi descobrir esse meu dom. Eu trago comigo a Paz e eu tenho o dever de repassa-la. De hoje em diante me comprometo a levar a paz a todos que eu conseguir!
E o mais curioso é que antes disso já diziam que eu transmito uma paz constante, mesmo sem pronunciar uma palavrinha se quer! Bacana né?
Bom, não vou prometer nada! mas agora que já descobri a que vim parar aqui neste lugar que consegue ser ao mesmo tempo cruel e lindo, confuso e compreensível, não tenho mais motivos para dizer que não sei o que quero da vida. O que eu quero é o que todos precisam e agora, mais do que nunca, a Paz tem a necessidade de ser implatada urgentemente na vida de milhões de pessoas e eu vou ajudar!
Não vou me forçar a nada .. vou continuar seguindo minha vida de forma muito normal. A única diferença é que agora eu tenho consciencia do bem que trago dentro de mim e isso no momento é o mais importante.

ciclo



Hora de repensar minha vida!
Estou entrando num momento divertido, mas que me intriga e me deixa bastante confusa. Por isso deve ser tomado com uma cautela enorme ... pausadamente, com vontade de pensar, de me conhecer, de me situar .. porque se for com sede, com velocidade as coisas tendem a piorar e a definição sai incompleta.
Acho que algumas coisas vão mudar na minha personalidade ... sabe quando você sente?
Vamos ver ...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

=)



" ... Pra acabar com essa inocência e o complexo de decência no meio do salão."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

feriadão de páscoa.



Você só percebe que de fato é Natal quando começam a aparecer os piscas-piscas, as árvores, as propagandas, as telesenas, a decoração do shopping, os homens disputando vagas de papai-noel, etc, etc, etc. O mesmo acontece quando é Páscoa. A diferença está que ao invés de presenciarmos esses sintomas, nós nos deparamos com lindas pinturas nas faces das criancinhas, orelhinhas muito fofinhas feitas de cartolina e muita, muita gente com ovos de pascoa embrulhados para presente. O que eu vi de executivo com ovo na mão hoje ... Deu até enjoo de tanto chocolate! < Claro que isso é mentira.
Assim como o Natal, as pessoas se esquecem também do por quê da Páscoa. A grande maioria pensa na simbologia: Natal = Presentes. Páscoa = Chocolate. Mas não é bem assim.
Por mais leiga que eu seja nesse assunto, o que eu sei já basta. O que sei é que ambas as datas estão relacionadas diretamente à Religião.
Sei que o Natal é pra comemorar o nascimento de Jesus e a Páscoa é a ressurreição de Cristo. Eu respeito bastante essas datas e como a "católica" que sou, reconheço suas devidas importâncias. Mas não quero me afundar totalmente nesse assunto. Tô afim de pensar raso hoje e é isso o que vou fazer.
Vai .. pensando raso: as consequências da Páscoa -fora engordar- são: dias de descanso, sem provas, sem professores, sem aula e e e ... e eu tô maravilhada com essa situação!
Independente do que eu faça, independente da minha idade, do meu grau de responsabilidade ... descansar, ficar fazendo nada é a melhor coisa que tem! E ai de quem discordar, eim?!
Hoje na escola abordamos um assunto que está (in)diretamente ligado ao cansaço. Segundo algumas contas que fizemos chegamos a um ponto. Chegamos a uma quase-conclusão que já dá uma dimensão bem razoavel do sufoco que esse ano está sendo: Temos 200 dias de aula num ano letivo e descobrimos que faremos mais de 200 provas neste ano. Ou seja: mais de uma prova por dia. Parece ser algo de boa né? mas não é!
Antes fosse fazer todo dia uma provinha que não altera nas notas finais ... antes fosse! Mas o sistema tá todo errado, não é assim que se aprende.
Vai chegar antes da metade do ano e tá todo mundo cansadão, inclusive os professores. Ninguém aprende com o corpo, a mente cansada, mesmo com toda a sede de conhecimento do Mundo! Todos precisam de um repouso.
Tá certo que estudar é preciso, mas existem as melhores formas de aprender e eu julgo essa a pior .. não é enfiando provas (até 4 por dia) que a gente vai absorver melhor todas as matérias. A gente, antes de tudo, tem que sentir vontade de aprender, tem que se sentir à vontade na escola .. caso contrário: sem resultados. E olha, isso vale para várias situações da vida! não é só na escola que essa regra tá valendo não.
Agora é sentar com as autoridades e conversar, tenho certeza de que não sou a única a pensar dessa forma.
Na semana passada as provas começaram na Segunda-Feira. Segunda: Provão com 5 matérias. Terça: provão com 5 matérias. Quarta: 3 provas. Quinta: 3 provas. Sexta: 4 provas. Sábado: 10 provas de todo o conteúdo desde o inicio do ano (...) e assim vem sendo todos os dias.
Meu, quer dar prova? dá! mas a nota não será justa no final dos trimestres.
E tenho dito!

terça-feira, 19 de abril de 2011

vagabundo não é fácil.



Se eu não tivesse com afta até faria uma serenata pra ela.
Que veio cair de morar em cima da minha janela.

De cima deitada, acordada, sentada na cama, espantando os mosquitos.
Enquanto eu faço um remédio da minha cabeça.
Misturando mel de abelha, com bicarbonato de sódio.
Só pra deixar a garganta em dia, cobrindo sua surdez
e porque já somos pessoas sem ódio.

E no mais, tudo na mais perfeita paz.
Sendo que eu assumo isso mesmo quando se diz que já acabou,
ainda quero morrer de amor.

Vá! Se arranque da minha janela.
Assim é tomar à frente do Sol.
Tá pensando que tudo é futebol?

Ao menos leve uma certeza, você me deixa doído.
Mas só não me deixará doido, porque isso sou, ah .. isso já sou!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

busão



Eu escutei tanta besteira hoje dentro do ônibus! Incalculavel. Não vou nem comentar.

domingo, 17 de abril de 2011

a virada cultural



Virada Cultural ... ai, ai.
Esse evento é tipo a entrada do Paraíso pra mim. Um Paraíso que eu só tenho vontade de entrar, não de sair. A cada minuto eu me deparava com cadas coisas ... e que coisas! Coisas com barba, outras com cabelo enrolado, calça xadrez, bom gosto, papo legal, do jeito que eu gosto! Mas deixando de lado minha meninice, vou comentar sobre a qualidade, as ideias, o som, as pessoas que frequentam esse espaço.
Bom, o movimento todo dá uma boa matéria. Você ve pessoas que seguem vários estilos, apreciam diversas culturas, que vêm de vários lugares do Brasil e até do Mundo, então é uma diversidade muito louca e que te faz pensar em várias situações.
Hoje enquanto esperava pra começar o show do Renato Teixeira fiquei observando uns hippies. Eles estavam drogados, dançando, jogando capoeira, conversava com quem passava .. do jeito deles estavam felizes e era até invejável um pouco a felicidade que passavam. Falando isso até parece que eu não sou feliz, mas eu sou sim. É que a alegria deles é diferente da nossa alegria, o sorriso deles tem a vida que não tem no nosso. É um estilo de vida que eu acho encantador! talvez seja uma opinião imatura, mas que seja! Eu acho muito massa e a coragem que essas pessoas têm em largar tudo e ir conhecer um Mundo sem luxos é admirável.
Tem muita gente que reclama da Virada Cultural, dizem que não é mais como antes e etc .. eu não posso negar, nem afirmar. Primeiro: Essa é a segunda que eu "participo", segundo: eu curti. Eu acho que isso é bastante relativo. Depende do seu objetivo, depende do que você espera da Virada, do que você quer do evento. Quando ela não te oferece nada que você procura é uma *erda mesmo, mas tudo tem seu proveito, pode acreditar.
Eu enxergo a Virada Cultural como um carnaval. Um carnaval que engloba mais de um ritmo musical, mais de uma cultura. Vai além do axé. É mpb, teatro, musica clássica, rock, metal, malabarismo, dança e tantas outras coisas maneiras. Então é um encontro de tudo! É o tudo em dois dias.
A Virada é que vai me fazer falta se algum dia eu sair de São Paulo. Acho que só dá pra sentir o que eu senti e observar o que eu observei aqui, nessa cidade. Esse é o encanto daqui.
Ainda vou nesse trem com minhas primas. Aí o trem vai bombar 100% .. Que falta sinto delas! Esses dias poderiam ser ainda melhores com elas por perto, elas iam adorar!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

os pingos da chuva



Quando o céu estiver preto
e das nuvens até as sombras assombram
É só o reflexo do que está acontecendo.
Só está faltando fósforo. Me dê aí!!

Não esqueça que nesse momento
o vento sacode as árvores
e o clima que fica e o ar agitado ...

Dizendo tudo o que pode acontecer.
Não escureça nem esquente a cabeça.
Eu sei que você tem argumentos de querer.

O sol pra pegar sua praia,
pra bater sua bola.
E a lua pra ver sua mina,
ou só pra ir ali na esquina.

Sem rima, sem rima! \o/

Faça como eu que vou como estou,
porque só o que pode acontecer ...

É os pingo da chuva me moiá!
é os pingo da chuva me molhar.
É os pingo da chuva me moiá!
é os pingo da chuva me molhar.

minha semana



Não tenho muito o que dizer sobre essa semana. Até mesmo porque eu ando com a memória fraca. Se você me perguntar o que rolou na segunda-feira vai ficar sem resposta. Eu não me lembro! Incrível!
Dizem que o uso em excesso da internet faz isso com o "dom de memorizar" do individuo. As informações vão se tornando vagas. Chega um momento em que você lê uma notícia e dentro de 10 minutos já se esquece do que se tratava. A capacidade de guardar informações simplismente some!
Eu tenho medo de virar uma gagá aos 18 anos de idade! Eu tinha, ou ainda tenho planos de cultivar todas as minhas memórias pra poder repassar aí pra outras pessoas num futuro distante, ou até mesmo num futuro próximo ... mas tô vendo que minha história vai ficar um pouco incompleta. Por isso que de certa forma o blog foi uma boa ideia! mas no caso eu teria que escrever todos os dias aqui e isso não é possível. Meu vocabulário é limitado.
Mas por outro lado ... se eu não me lembro do que aconteceu na segunda-feira é porque simplismente não ocorreu nada que marcasse tanto, pelo menos eu imagino que sim. Porém, de qualquer forma o simples fato deu estar tão sem memória é capaz de me deixar bem assustadinha.

O que sei é que essa semana foi repleta de provas. Hoje fiz quatro: quimica, biologia, redação e sociologia e, só pra completar com chave de ouro, tenho prova de todas as matérias do primeiro trimestre amanhã (sábado!!!) bem de manhãzinha. Ai, Luiza! sorria que a vida é bela, sim! Acredite nisso!
Ah, me lembro também que ontem enquanto eu voltava da escola senti o ar um tanto quanto pesado, mas não era totalmente culpa do clima. Sabe quando o dia tá pesado? Ontem foi uma quinta-feia em que você ve de tudo ao mesmo tempo. Muito barulho, policia, ambulancia, bombeiro, greve de busão, terminal lotado, atropelamento, gente sendo multada (...) Com tantos acontecimentos que presenciei em menos de uma hora eu só poderia ficar com a vista pesada mesmo.
Ao chegar em casa (ainda ontem), iniciei uma conversa com o Mauro. O Mauro, só pra relembrar, foi o primeiro e por enquanto único menino que já beijei.
Ele foi muito agradavel, disse coisas legais sobre mim e ele parece ser uma pessoa de bem. Eu tô bem satisfeita com ele, eu acho que não conheço ninguém que tenha perdido o bv em tão grande estilo quanto eu! Deu tudo certo, dá pra acreditar? tudo certo comigo? Isso não costuma ser tão rotineiro assim.
O Mauro disse que gostou muito do meu jeito e que eu no geralzão fui a melhor parte do carnaval dele ... mas cá entre nós, eu não vou acreditar sempre no que ele me disser ... já disse que confio desconfiando, certo? Isso se aplica a ele também. Mas verdade ou não, foi bom ler aquilo.

Quanto ao fim de semana tô planejando ir à Virada Cultural. Ano passado eu fui e foi quase super fail. Justamente quando ia começar o show que eu tava mó afim de ver - da CéU - cheguei ao limite do meu sono e arreguei, dei meia volta e caí aqui em casa ... mas esse ano eu tô pretendendo curtir mais. Veremos no que vai dar.
Bom, hasta la vista!

ps: tô com a sensação de que tô me esquecendo de algumas coisas ...

Segunda fase olimpiada de portugues



Passei pra segunda fase da Olimpiada de Português/Redação, mas ainda não há nada vencido!
A prova da segunda fase é no dia trinta e se eu ganhar bem, se não ... amém!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

implicante



"Hoje eu levantei com sono, com vontade de brigar
Eu tô manero pra bater, pra revidar provocação
Olhei no espelho meu cabelo e tudo fora do lugar
Vê se não enche, não me encosta
Tô bravo que nem leão
E não pise no meu calo que eu te entorno feito água
E te jogo pelo ralo
Hoje você deu azar
Hoje você deu azar

De que vale seu cabelo liso e as idéias enroladas
Dentro da sua cabeça?!

Hoje eu vou mudar o teu destino
Te passar um pente fino.
Então desfaça sua trança
Eu que sou tão inconstante
E você tão permanente
Com a gente tudo enrolado
Não adianta creme rinse
Corta as pontas da sua mágoa
Que hoje eu tô meio implicante
Hoje você deu azar
Hoje você deu azar

De que vale seu cabelo liso e as idéias enroladas
Dentro da sua cabeça
De que vale seu cabelo liso e as idéias enroladas
Dentro da sua cabeça?!"

dom de iludir



"Não me venha falar
Na malícia de toda mulher
Cada um sabe a dor
E a delícia
De ser o que é.

Não me olhe
Como se a polícia
Andasse atrás de mim
Cale a boca
E não cale na boca
Notícia ruim.

Você sabe explicar
Você sabe entender,tudo bem
Você está
Você é
Você faz
Você quer
Você tem ...

Você diz a verdade
A verdade é o seu dom
De iludir.
Como pode querer
Que a mulher
Vá viver sem mentir? ..."

Dom de iludir - Caetano Veloso

A resposta.

pra que mentir?



"Pra que mentir se tu ainda não tens
Esse dom de saber iludir?
Pra quê?! Pra que mentir
Se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir, se tu ainda não tens
A malícia de toda mulher?
Pra que mentir
se eu sei que gostas de outro
Que te diz que não te quer?
Pra que mentir
Tanto assim
Se tu sabes que eu já sei
Que tu não gostas de mim?!
Se tu sabes que eu te quero
Apesar de ser traído
Pelo teu ódio sincero
Ou por teu amor fingido?!"

Pra que mentir - Noel Rosa

aguarde a resposta ...

terça-feira, 12 de abril de 2011

o tempo voa ...



É estranho ver que meu irmão já tem pêlos nas pernas!

minhas duas primeiras colegas!



Hoje foi um dia relativamente legal. A melhor parte dele foi quando eu encontrei com as duas primeiras pessoas que me acompanham desde o início da minha vida aqui em São Paulo. É a Samara e a Letícia.
Nós começamos a estudar juntas na sexta ou na sétima série se não me engano, mas com a Letícia eu estudei na quinta série, porém nosso contato era bastante secundário e eu nem passo a considerar desde aí.
Algo bastante verdadeiro que eu disse para as duas hoje é que eu costumo confiar nos outros desconfiando, mas que elas tinham se tornado as únicas pessoas que tinham conquistado só a minha confiança nesses últimos seis anos e não a minha desconfiança.
Eu vivi ótimos momentos com elas. Foram shows, risadas, histórias, neuroses, um companheirismo muito divertido e que me faz uma grande falta, pois por mais que eu tenha as minhas duas colegas na minha atual escola, não me sinto totalmente presente com elas. É como se todos os dias algo faltasse e esse algo, no caso, seria eu mesma.
A Samara, a Letícia e eu podemos não nos conhecer desde bebês, mas é como se fosse ... porque a gente vivenciou a evolução uma da outra e eu, em especial, evolui mais em São Paulo do que em qualquer outro lugar! Então foi como se eu só passasse a crescer mentalmente e até mesmo fisicamente em solo paulista e elas foram as que presenciaram essa minha transformação e eu fiz a mesma coisa com elas.
Outro fato curioso que eu reparei foi no nosso diálogo. Por mais besta que fosse, é possível reparar 5 ou 6 assuntos sérios, amadurecidos e eu gostei muito da experiência, porque até que é estranho ... há uns 4 anos atrás só conversavamos idiotices e eramos felizes e hoje estavamos conversando coisas sérias e somos felizes mesmo assim! É a nossa presença que nos faz bem, independente do assunto.
É engraçado lembrar que há alguns anos atrás eu e a Samara ficavamos compartilhando com a Letícia o nosso medo do nosso primeiro beijo, nossas insignificantes atrações e tantas outros detalhes. Hoje já vivenciamos a experiência e podemos relembrar daqueles dias e rir da nossa visivel ingenuidade.
Hoje a Letícia e menos ignorante, mais amorosa, tá trabalhando, tá construindo sua personalidade.
Hoje a Samara tá mais solta, leve, não engole mais tanto sapo, perdeu o bv e também está construindo sua personalidade.
E eu, Luiza, estou me descobrindo e com isso também passo a construir a minha personalidade.
Depois das horas que passei com essas duas meninas tão especiais, tenho a certeza de que elas serão para sempre lembradas. Elas merecem, elas merecem meu respeito, meu carinho, minha CONFIANÇA e minha admiração. Eu fui muito feliz com elas hoje, ontem e espero que sempre!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

pensamento nu e cru.



Eu me expresso muito mal.
Seja oralmente, ou escrevendo .. todas as formas utilizadas por mim que tem como objetivo passar o que eu penso são vagas, incompletas.
Muitas vezes seria o caso do meu consciente virar pra mim e me calar a boca, pois somente assim evita-se que sejam ditas palavras que não assumem o real valor, que não são capazes de transcrever o que cá dentro eu matuto, matuto tanto ... e é tão compreensível.
O simples ato "expressar" faz com que todas as minhas conversas particulares com o meu eu sejam jogadas ao lixo, pois do que adianta eu produzir um pensamento e na hora do vamos ver, na hora de repassar o que eu conclui aos outros, eu não ter capacidade de reproduzir a obra integral?!
No meu ponto de vista, nessa vida não adianta você ler de um livro, escutar uma boa música que tenha uma letra linda, com uma lição de moral incrível e guardar todas as informações para si. Acredito que nosso objetivo nesse Mundo é repassar. Repassar amor, fragilidade, consciência, aprendizado, erros, acertos (...)
Um dos meus maiores desafios é chegar na explicação perfeita! Assim estarei repassando exatamente o que sou e o que quero, nu e cru!

sábado, 9 de abril de 2011

mais um dia de crisma



Hoje posso dizer: ler "O Crime do Padre Amaro" acarreta em algumas consequências. Há algumas horas atrás vivi uma ... é constrangedor.
Como já disse aqui, aos sábados eu me locomovo e vou até à Igreja para participar do encontro de Crisma. Porém, hoje eu me confundi com os horários e cheguei lá faltando meia hora pra começar e, adivinhem a minha companhia? Um padre! Um seminarista!. Olha, tá certo que estéticamente falando (espero que seja só estéticamente) ele não tem nada a ver com o Padre Amaro! Amaro é lindo, maravilhoso ... ele não é nada disso. Mas o simples fato de estar sozinha com um Padre me deixou bastante desconfiada ... acho que a partir de agora, todo vulto que tiver ligação com a Igreja vai me fazer lembrar do danado do Padre Amaro! Eu não posso generalizar desta forma, pois sei que existem Padres que são sérios e iluminados.
O fato é: Isso não é bom pra minha evangelização.
Sou católica (nada em excesso), não sei quase nada sobre Igreja, sobre Deus, sobre Jesus, sobre a Biblia. Religião é um assunto que eu não sei debater e acho que todos tem um pouco de dificuldade, afinal de contas é um assunto muito polêmico. A simples questão:"Deus existe?" já causa uma verdadeira revolução, é papo pra mais de dias, é assunto que tem gente que não gosta de falar, é delicado.
Hoje enquanto anotava as missas em que eu deveria estar presente, identifiquei uma situação curiosa. Percebi que eu tô numa fase que ocorre troca de pensamentos, de opiniões. Tô numa fase em que eu debato via pensamento se eu devo ou não frequentar a Igreja uma vez que eu não tô de coração e confiada 100% em Deus. Culpo meu excesso de pensamentos que geram minhas ingênuas duvidas.
Não quero dizer com isso que sou Ateu. Eu acredito na existência de um Ser superior capaz de trazer as soluções, querer o nosso bem, nos escutar, acalmar nosso coração e nos fazer um bem danado! Até mesmo porque já passei por situações que vieram como verdadeiros milagres, que me fizeram chorar. Mas tentem me entender, eu tô numa transição, estou apenas me pesquisando.
Mas que seja! Deus existindo ou não, eu sou uma pessoa muito feliz, muito agradecida pela vida maravilhosa que tenho, pela familia linda que me deram, pelos momentos de paz e por tantas outras coisas bonitas que aconteceram e acontecem na minha vida.
Não vou finalizar esse post dizendo se, definitivamente, eu acredito ou não em Deus .. mas gostaria de dizer que teve um dia lá em Minas Gerais em que eu vivenciei um momento sobrenatural num encontro de jovens. Eu não sei explicar o que aconteceu e nem quem me fez sentir aquela purificação, aquela limpeza de alma. Não sei quem foi o responsável .. mas quem quer que tenha sido, muito obrigada! Foi o momento mais lindo da minha vida - que eu me recorde.
Gostaria de deixar bem claro também que eu acredito em Santos(as), ainda mais se tratando de Sta Rita de Cássia ... tô devendo meu sossego a ela. Tô devendo meu pai! a felicidade da minha familia! Muito obrigadaaaaaaaaaaaaaa!
Não podem me culpar por não acreditar 100% no que me dizem, no que diz a Biblia. Eu tô seguindo o meu coração.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

voltando ao passado.



Este meu blog tem me sido um tanto quanto útil!
Há alguns dias atrás voltei aos meus primeiros posts e me deparei com palavras alheias demais à minha realidade atual. Nomes estranhos que vinham de um mundo estranho ... tudo muito estranho demais, tão estranho que senti uma vontade imensa de apagar tudo, mas não o fiz porque, querendo ou não, aquela foi a minha realidade de algum tempo atrás, assim como esse post que estou escrevendo agora, neste exato momento, faz parte da minha realidade atual e que, com certeza, tem uma grande chance de se modificar no futuro. Ou seja: é tudo fase, tudo faz parte do que eu sou, ou cheguei a ser um dia ... algo assim.

Um fato interessante que conclui hoje na minha última aula do dia é que, desde os meus 12 anos, eu me considero uma pessoa especial, diferente de todos. Seja por sentir de forma diferente, escrever ou me expressar de forma diferenciada. Mas ... voltando ao meu passado, àquelas escrituras antigas, vejo o quanto eu era aparentemente insignificante! Eu não tinha nada de muito útil na cabeça, nada que me fizesse ser diferente, então por qual cargas d'água eu me sentia um ser humano diferente dos demais?!
O mais estranho e até mesmo divertido é que corre o risco deu estar cometendo o mesmo erro: achar que tô falando bem, sendo legal, e daqui há 2 anos chegar neste post e rir do que eu já fui, do que já fora falado por mim.
Complexo né? Mas não passam de mudanças na vida.

Acho que é normal passar por isso. Se achar muito Freud aos 12 anos e, quando chega aos 15 percebe que aos 12 você era muito idiota e que hoje você é trocentas vezes melhor do que aquilo! É exatamente assim que eu me sinto.
Eu não me culpo por sempre ter me achado diferente dos demais, é o meu Ego em ação, sou eu elevando a minha autoestima. Que mal há nisso? Vai que eu tenho razão! vai que eu de fato sou muito, muito, muito Freud! Vai que eu tive lá meus motivos pra me achar especial?

Independente da idade ... quero me sentir especial em toda e qualquer fase da minha vida.
Hoje, diferentemente dos meus 12, 13 anos, tenho motivos concretos, apresentáveis para mostrar a quem vier me perguntar, quais são os fatores que me fazem crer que eu me julgo diferente das pessoas que tem a minha mesma idade.
Eu posso provar a minha diferença, mas naquela época ... eu nem cheguei a provar! Por isso fica um pouco ridiculo todos aqueles textos, por isso eles eram tão não apresentáveis.

Espero que os meus proximos posts não me causem desgosto no futuro ...
Quero mudar, claro que quero! mas quero ser Freud agora, pow! não depois ... pra que esperar?

terça-feira, 5 de abril de 2011

Marvin.



"Meu pai não tinha educação. Ainda me lembro, era um grande coração. Ganhava a vida com muito suor e, mesmo assim, não podia ser pior. Pouco dinheiro prá poder pagar todas as contas e despesas do lar ... mas Deus quis vê-lo no chão com as mãos levantadas pro Céu e implorando perdão. Chorei! Meu pai disse: 'Boa Sorte', com a mão no meu ombro em seu leito de morte e disse: 'Marvin, agora é só você e não vai adiantar chorar, vai me fazer sofrer!'
E três dias depois de morrer, meu pai, eu queria saber. Mas não botava nem os pés na escola ... mamãe lembrava disso a toda hora. E todo dia antes o Sol sair eu trabalhava sem me distrair.
Às vezes acho que não vai dar pé. Eu queria fugir, mas onde eu estiver eu sei muito bem o que ele quis dizer. Meu pai, eu me lembro, não me deixa esquecer. Ele disse: 'Marvin, a vida é pra valer. Eu fiz o meu melhor e o seu destino eu sei de cor.'
- E então um dia uma forte chuva veio e acabou com o trabalho de um ano inteiro e aos treze anos de idade eu sentia todo o peso do Mundo em minhas costas. Eu queria jogar, mas perdi a aposta
Trabalhava feito um burro nos campos, só via carne se roubasse um frango. Meu pai cuidava de toda a familia, sem perceber segui a mesma trilha. E toda noite minha mãe orava à Deus, era em nome da fome. Eu roubava.
Dez anos passaram, cresceram meus irmãos e os anjos levaram minha mãe pelas mãos. Chorei! Meu pai disse: 'Boa Sorte', com a mão no meu ombro em seu leito de morte e disse: 'Marvin, agora é só você e não vai adiantar chorar, só vai me fazer sofrer. Marvin, a vida é pra valer. Eu fiz o meu melhor e o seu destino eu sei de cor' ... "

sábado, 2 de abril de 2011

maior abandonado



"Eu tô perdido
Sem pai nem mãe
Bem na porta da tua casa
Eu tô pedindo
A tua mão
E um pouquinho do braço

Migalhas dormidas do teu pão
Raspas e restos
Me interessam
Pequenas porções de ilusão
Mentiras sinceras me interessam
Me interessam, me interessam

Eu tô pedindo
A tua mão
Me leve para qualquer lado
Só um pouquinho
De proteção
Ao maior abandonado

Teu corpo com amor ou não
Raspas e restos me interessam
Me ame como a um irmão
Mentiras sinceras me interessam
Me interessam

Migalhas dormidas do teu pão
Raspas e restos
Me interessam
Pequenas poções de ilusão
Mentiras sinceras me interessam
Me interessam, me interessam

Estou pedindo
A tua mão
Me leve para qualquer lado
Só um pouquinho
De proteção
Ao maior abandonado"

Maior abandonado - Cazuza

Olimpíada de Português



Olá!
Acordei bem cedo hoje, (não se esqueça que estamos num sabadão) vesti meu uniforme e fui pra escola pra competir na Olimpíada de Português ... aquela que era pra fazer uma redação. Acho que fui até bem, porém, não sei se foi o suficiente para ganhar, mas o simples fato de ter tido a disposição em participar já conta bastante. Parece frase clichê, na realidade É uma frase clichê, mas é uma verdade: ganhar é bom, mas você ganha coisas bem mais valiosas apenas participando. Eu, por exemplo, ganhei a experiência e, quem sabe, eu ganhe o prêmio material .. vai ser legal também e já disse o por que.
Tínhamos duas opções: Obesidade ou dissertar sobre o ocorrido no Japão. Optei pela obesidade, pois acho que tenho mais informações sobre esse assunto.
Fiz minha dissertação bonitinha: 25 linhas, parágrafos, ortografia OK, coesão, coerência e afins. Só bobiei porque repeti a mesma palavra duas vezes na mesma linha! que ódio! espero que passe desapercebido.
Minha redação ficou bastante interessante, eu soube falar sobre o padrão que nos é imposto, modelos, propagandas, cura da obesidade, como se sente uma pessoa obesa e o que causa a obesidade. Foi algo que eu soube abordar muito bem e ficou compreensível, eu acho. Sem falar da "gracinha" que eu adicionei em algumas frases, e como tratei de forma "grosseira" as pessoas que seguem a tendência. Ah! não sei explicar. Mas foi mais ou menos isso mesmo.
Irei postá-la aqui caso eu ganhe. Vamos esperar ...=)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

na cadência do samba



"Batucada de bamba
cadência bonita do samba
Batucada de bamba
cadência bonita do samba
Batucada de bamba
cadência bonita do samba
Batucada de bamba
cadência bonita do samba

Eu sei que vou morrer
Não sei o dia
Levarei saudades da Maria
Sei que vou morrer
Não sei a hora
Levarei saudades da Aurora
Quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba
Quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba

Mas o meu nome vagabundo nenhum vai jogar na lama
Diz o dito popular:
Morre o homem e fica a fama
Eu quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba
Quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba

Batucada de bamba
cadência bonita do samba
Batucada de bamba
cadência bonita do samba."

Os Novos Baianos - Cadência do Samba

mas o dia da mentira não é todo dia?



Sabe, um dia eu ainda pretendo entender por que que existe o "Dia da Mentira".
Vendo assim até parece que mentir é algo tão, mas tão fora do comum, que fora preciso criar um dia para que as pessoas pudessem se lembrar que esse ato existe!
Acho que o que diferencia os dias comuns do dia da mentira, é que quando dá o período de 24 horas você confessa que o que fora dito ou feito não era verdade.
O "Dia da Mentira", ao meu ver, é tão inútil .. dia da mentira ou de zoar alguém é todo dia, basta querer.
Acho que o dia da mentira poderia ser encarado também como uma singela homenagem à toda a humanidade que é construída sobre mentiras, mas o que pode ter ocorrido foi uma adição: além de homenagem, uma leve brincadeirinha foi aplicada nesta data também. É, é uma hipótese.


Enfim, eu continuo sem entender o dia em questão.