http://mundocogumelo.com/filmes/waking-life-despertando-para-a-vida/
"Há dois tipos de sofredores neste mundo. Os que sofrem por não terem uma vida e os que sofrem por terem muita vida. Eu sempre me considerei da última categoria.
Se começar a pensar nisso quase todo comportamento e atividade humana não é essencialmente diferente do comportamento animal.
As tecnologias mais avançadas e artesanatos nos levaram no máximo até o nível de super chipanzés. Na verdade, a lacuna entre digamos Platão e Nietzsche e a média humana é maior do que a lacuna entre aquele chipanzé e a média humana. O reino do verdadeiro espírito, do verdadeiro artista, do santo, do filósofo é raramente atingido.
Por que tão poucos? Por que a história e a evolução do mundo não é uma história de progressos? Mas sim uma adição fútil e infinita de zeros? Nenhum valor maior foi desenvolvido. E os gregos três mil anos atrás eram tão avançados quanto somos.
O que são essas barreiras que não deixam as pessoas chegarem a nenhum lugar próximo de seu verdadeiro potencial?
A resposta a isso pode ser encontrada em outra pergunta, que é esta: Qual é a principal característica do universo humano? Medo ou preguiça?"
--------------
“O homem autodestrutivo sente-se
totalmente alienado e solitário.
Ele é um excluído da comunidade.
Ele diz para si mesmo:
“Eu devo estar louco” .
O que ele não percebe é que a
sociedade, assim como ele próprio…
tem um interesse em perdas
consideráveis, em catástrofes.
Guerras, fome, enchentes
atendem a necessidades bem-definidas.
O homem quer o caos."